Pois bem caros leitores! Como primeira postagem para o CHARRETE DE MADAME, nada melhor do que um breve histórico sobre um dos mais antigos transportes urbanos!
Charretes são transportes terrestres movidos por tração animal ou pela força humana (Homem = Animal) para o transporte do próprio homem ou de cargas, facilitando seu deslocamento em um período temporal e esforço menor.
A também conhecida carroça, se deu com a evolução dos primeiros vestígios de transportes terrestres encontrados a aproximadamente 4.000 a.C. no Mesolítico da Finlândia e também nas planícies do Oriente, segundo Marconi & Presotto (1986). Tais achados, tratavam-se de um tipo de trenó, formado por troncos de árvores e peles de animais, com forma plana que permitia arrastar objetos em neve, capim e charcos semi-alagados.
P.S.: O primeiro tipo de transporte terrestre utilizado pelo homem era o próprio homem com sua força motriz para caminhar e locomover-se a curtas e longas distâncias.
O homem ao dominar a "arte" de domesticar animais, adquirido com o passar do tempo, percebeu que poderia utilizar a força animal para favorecê-lo nos trabalhos e no transporte. Os animais domesticados para as atividades variavam em tamanho, força e quantidade. Utilizava-se de cavalos, bois, jegues, elefantes, cães, lhamas, búfalos, entre outros.
A exemplo, os indígenas da América do Norte, que utilizavam do travois, criado na pré-história e extremamente primitivo. Trata-se de um dispositivo de arrasto, composto por duas varas longitudinais presas por travessas ao dorso do animal (ex: Cavalo; Cão), formando uma armação em forma de H ou A sobre a qual a carga é colocada.
A grande evolução do transporte deu-se com a invenção da roda. Embora não se tenha conhecimento arqueológico que prove com exatidão da sua origem pré-histórica, os primeiros testemunhos de seu aparecimento, ligam sua origem a civilização Suméria a aproximadamente 3.000 a.C.
A criação da roda facilitou o transporte de fardos pesados e, com isso, o aumento da atividade econômica, além da criação dos "carros de combate".
Os mesopotâmicos, babilônicos e assírios deram continuidade com o desenvolvimento originário dos sumérios, aperfeiçoando os carros para o uso pacífico ou bélico. A mais importante criação foi a roda com aros, que permitiam maior durabilidade, eficiência e velocidade - fator importante para os combates -, além da substituírem as mulas pelos cavalos, mais fortes, resistentes e velozes.
Desse processo histórico, longo e lento, começou a difundir o uso desses "carros". Novas tecnologias foram acrescidas nesses carros, a exemplo do "trem dianteiro giratório" e o "balancim bifurcado", em aproximadamente 1483 d.C.
Com o tempo, acresceram ainda a suspensão. Feitas de correias de couro ou de correntes para aumentar o conforto daquele que estava sendo transportado, diminuindo os impactos causados pela irregularidade das estradas. Estes veículos eram chamados de "carreta oscilante", e posteriormente recebeu o nome de carruagem.
Em 1769, Nicolas Cugnot desenvolveu um sistema de carruagem que funcionava a motor a vapor. Esta foi, sem dúvidas, uma das bases para o surgimento do automóvel.
Hoje em dia, esse tipo de transporte já não é tão utilizado no meio urbano. Encontra-se ainda no meio rural, geralmente em pequenas propriedades.
Utiliza-se geralmente do nome carroça, para o transporte de cargas, enquanto charrete e carruagem, as de pessoas. Inclusive, em alguns países, são vistos os passeios de charretes extremamente chiques, românticos e caros.
Referências:
Muito legal, parabéns.
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